PARA UM CONTRATANTE A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA?

A resposta é depende da impressão! Afinal de contas, uma impressão boa pode ser destruída na primeira semana de trabalho, da mesma forma que uma entrevistado regular pode se tornar o grande destaque de uma empresa. Mas, a única coisa que não depende é a impressão ruim. Quer saber como evitar esse tipo de imagem, preparamos algumas dicas para você.

Seja pontual

A pontualidade é o primeiro quesito para demonstrar a pontualidade do candidato. Por isso, a primeira coisa a se fazer é não deixar o entrevistador esperando ou faltar a entrevista sem nenhum aviso e justificativa prévio. Como fazer isso: programe-se para chegar com uma antecedência de 15 minutos.

Vista-se de forma adequada

O que vestimos passa uma imagem que diversas vezes reflete quem somos. Logo, é importante investigar mais sobre a área e a cultura organizacional da empresa para a qual está concorrendo para vestir-se de forma adequada ao ambiente de trabalho. Roupas sociais leves e de cores neutras são a melhor indicação; calça social, camisa e um sapato baixo, a melhor opção. Evitar exageros na vestimenta e nos acessórios. Cuidar, também, da higiene pessoal.

Aja com educação

Francamente, nenhum contrante vai querer contratar uma pessoa que demonstra de cara ser mal educado. Isso, porque ser educado é fundamental para construir relações duradouras no ambiente de trabalho. Lembre-se: um candidato simpático com o entrevistador e os demais concorrentes do processo chama atenção.

Seja verdadeiro

Já ouviu falar que a mentira tem perna curta? Pois é, assim como ela tem perna curta, ela tem o poder de lhe fazer perder uma boa oportunidade. Afinal, um entrevistador consegue identificar caso o candidato tenha ocultado alguma informação ou exagerado ao falar sobre alguma experiência ou habilidade em fases anteriores. Na conversa, tudo será questionado ou testado – fingir que sabe algo só passará uma imagem negativa para o recrutador ou gestor.

 

Dicas, Entrevista de emprego

Deixe uma resposta