Estou com meu diploma universitário em mãos, o que devo fazer agora para trabalhar?

A graduação é um momento incrivelmente empolgante. E para há quem diga que é algo assustador também, especialmente para os muitos universitários que ainda não sabem o que farão quando tiverem esse diploma em mãos.

Embora não haja, infelizmente, nenhuma solução mágica para ser contratado, há muitas pequenas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de se tornar um alguém empregado em um bom emprego em breve.


Confira abaixo a lista de ideias sobre como fortalecer sua rede de contatos, encontrar ótimas oportunidades de emprego e se tornar o candidato perfeito. Se você puder reservar uma ou duas horas por semana, terá muito mais probabilidade de ter um emprego logo após a cerimônia de formatura.

Refine suas ferramentas de busca

1. Se você estiver interessado em uma determinada empresa, tente entrar em contato com os estagiários atuais. Eles geralmente têm conselhos sobre o que a empresa está procurando e a melhor pessoa com quem entrar em contato (para que você não receba ligações frias ou envie e-mails para a pessoa errada).

2. Faça um currículo ou uma carta de apresentação com ajuda dos seus amigos. Comprem lanches, coloquem músicas divertidas e gastem algumas horas trabalhando para refinar seus currículos ou para obter as cartas de apresentação escritas. Com esse trabalho em equipe, vocês poderão dar feedback ou ajudar uns aos outros quando estiverem presos em alguma coisa, além de tornar o processo mais divertido.

3. Faça alguns cartões de visita simples impressos. Eles não são tão caros e você vai parecer muito mais profissional quando conhecer potenciais empregadores ou outros contatos.

4. Envie alguns cartões de visita para sua mãe ou seu pai. Se eles encontrarem alguém interessante que eles acham que poderia ajudá-lo, é uma maneira fácil de conectá-lo.

Faça mais e mais contatos

5. O cartão “sou um estudante” pode levá-lo longe, então use-o enquanto você o tiver. Não hesite em entrar em contato com pessoas que solicitam entrevistas informativas, entre em contato com empresas que você adora para ver se pode se encontrar funcionários ou acompanhar alguém por um dia e coisas do tipo. As pessoas estão surpreendentemente dispostas a ajudar alguém que esteja procurando aprender, e lembre-se: o pior que podem dizer é “não”.

6. Entre em contato com seus chefes anteriores, supervisores de estágio e professores. Procure saber o que está acontecendo em sua vida profissional, fale sobre suas metas profissionais e veja se eles conhecem alguma oportunidade no horizonte (ou se conhecem outras pessoas com as quais você poderia conversar).

7. Converse com os administradores da faculdade, além dos professores. Muitos deles têm toneladas de conexões com pessoas em diferentes indústrias!

8. Se você estiver pensando em se mudar para outra cidade, encontre pessoas que já conhecem a área e peça para conversar para saber mais sobre o local. Use-o como uma oportunidade para falar sobre o setor no qual você tem interesse e veja se eles têm amigos que moram lá e com quem você pode se conectar.

9. Você não precisa estar no mundo profissional para participar de eventos reais de networking: fique de olho nos eventos que acontecem em sua cidade e, em seguida, marque presença! Se você está nervoso, pegue um amigo para ir com você.

10. Acompanhe os organizadores após os eventos e dê a eles um feedback positivo. Eles ficarão felizes em saber que você adorou o evento e terá prazer em colocar você em contato com mais pessoas.

Obtenha mais habilidades de mercado

11. Faça um estágio de meio período, especialmente em uma empresa em crescimento que pode transformar a oferta temporária em uma em tempo integral. É a sua chance de provar o quanto você é valioso e mostrar à empresa que ela não pode sobreviver sem você!

12. Se você não tem tempo para um estágio – ou realmente precisa do dinheiro – considere um emprego próximo ao campus.  Poder ser em restaurantes, bares, lojas, etc. Pois mesmo que não esteja relacionado ao que você deseja fazer, você pode obter um número surpreendente de habilidades transferíveis na maioria dos trabalhos do aluno (atendimento ao cliente, habilidades organizacionais e afins). Apenas certifique-se de saber como fazer esses trabalhos brilharem no seu currículo.

13. Considere fazer trabalhos pro bono em uma área em que você é especialmente bom ou deseja crescer. Dê uma ideia para uma pequena empresa ou empresa local que você acha que poderia ajudar a organização e ofereça-se para ser voluntário em seu tempo. Pode se transformar em algo em tempo integral para você, mas mesmo que isso não aconteça, você terá uma prova impressionante de suas habilidades para mostrar a outros possíveis empregadores (e ótimas referências!).

14. Tem tempo para alguma leitura externa? Pegue alguns livros escritos por líderes em seu campo, ou até mesmo leia livros de negócios em geral. Mesmo que não seja algo que você possa colocar em seu currículo, isso lhe dará ótimos pontos de conversa para impressionar durante suas entrevistas.

 

 

Dicas, graduação, Universitários

Deixe uma resposta