Como ser promovido: 8 frases que não deveriam fazer parte do seu vocabulário profissional

A comunicação é um elemento importante em qualquer ambiente. No contexto corporativo, funciona de maneira vital e e pode ser eficaz para que o bom fluxo de trabalho seja mantido entre os colegas.

Em qualquer equipe que vocês esteja envolvido, é essencial que você seja capaz de se comunicar de maneira clara e eficaz, isso garante que mal-entendidos sejam evitados, o fluxo de trabalho ocorra da melhor forma possível visto que todas as informações necessárias circulam propriamente.

Entretanto, muitas pessoas usam certas frases sem realmente pensar no impacto negativo que elas podem ter no ambiente de trabalho. Quer seja uma opinião que para você não tenha nada de negativo, mas não acrescentam nada de útil, quer seja um elogio ou piadinha para descontrair, reavaliar seu uso é importante.

Aqui estão 10 frases que você deveria fazer um esforço para tentar removê-las do seu dicionário de trabalho:

“Isso sempre foi feito dessa forma.”

Revoluções tecnológicas acontecem em qualquer período da história. Dessa forma, é preciso ter em mente que as coisas mudam e que, talvez, seu jeito de fazer as coisas não seja o único ou mais apropriado de todos. Por isso, quando se diz algo do tipo, as pessoas entendem que você não é alguém versátil.

“Eu vou tentar.”

Embora suas intenções possam ser boas, tudo o que você está fazendo dizendo “eu vou tentar” está minando seu papel como líder, e colocando em risco a confiança que sua equipe tem em você.

Claro, você não deve prometer algo que você não tem certeza de que pode entregar, mas frases como “deixe comigo” podem ser muito mais eficazes. Se você está preocupado com as restrições de tempo, explique que sua agenda está lotada, mas você encontrará algum tempo para examiná-la.

Photo by rawpixel.com from Pexels

“Ele é preguiçoso, incompetente, tolo…”

Manter um bom relacionamento interpessoal é fundamental para a harmonia no ambiente de trabalho. Falar do colega não fará mal apenas você ou a quem você se refere, mas a todos que estão a sua volta. Portanto, evite fazer fofocas ou julgar o comportamento de seus colegas de trabalho. Lembre-se que você também está sendo avaliado.

“Mas essa não é a minha função.”

Se você não tiver tempo para ajudar alguém, diga que infelizmente não pode fazer aquilo no momento ou pode fazê-lo mais tarde, assim que possível. Mas nunca diga que não é o seu trabalho – afinal, seu trabalho é ajudar sua organização a vencer, então ajudar naquilo que você pode também faz parte do seu trabalho.

Além disso, esse tipo de afirmação passa uma imagem egoísta de alguém que se preocupa apenas consigo mesmo.

“Não é culpa minha”

Erros acontecem, mas atribuir a culpa nunca deve ser o foco de qualquer resolução de problemas. O importante é encontrar as suas causas e identificar maneiras que podem ser evitadas no futuro. Quando você diz imediatamente que algo não é “sua culpa”, está transferindo a culpa para seus colegas e tornando a responsabilidade a questão central. Nenhum destes é útil ou propício para uma equipe que precisa trabalhar aberta e eficazmente em conjunto.

Em vez de pular para ‘isso não é minha culpa’, conte a sequência de eventos como você a conhece, identificando os fatos. A pessoa com quem você está falando fará perguntas quando quiser mais detalhes ou encontrar uma solução para o problema.

“O menino(a) novo(a) é gato(a).”

Além de demostrar falta de profissionalismo, elogios ou comentários que se referem a aspectos que fujam das suas competências pode levar a um processo por assédio sexual. Dessa forma, por mais que você admire alguém e queira agradá-lo (a),  evite trazer tais posições para o ambiente corporativo. Afinal, você não está sendo pago para isso.

Photo by Startup Stock Photos from Pexels

 “Eu te avisei que isso iria acontecer.”

“Eu avisei” nunca ajudou ninguém, e a pessoa, quase com certeza, perceberá que quando está falhando. Uma opção melhor aqui para esse tipo de situação seria simplesmente manter-se em silêncio. Além disso, dá a impressão que você estava torcendo pelo insucesso do seu colega de trabalho.

“Vamos acabar logo com isso”

Todo mundo passa por situações complicadas ou dias difíceis. Contudo, tente fazer o melhor de acordo com suas condições e não levar os seus colegas de trabalho para as mesmas dificuldades que lhe afligem. Além do mais, para quem está de fora,  “vamos acabar logo com isso” pode ser interpretada como falta de interesse e pouco engajamento no trabalho.

Concluindo…

O sucesso de sua carreira depende de quão bem você interage com outras pessoas. Mesmo se você estiver fazendo bem o seu trabalho específico, se sua atitude for involuntariamente ruim ou se você estiver colocando os outros para baixo, sua carreira pode sofrer com isso.

Claro, ninguém faz isso de propósito, mas essas oito frases podem acarretar isso acidentalmente. Em vez disso, faça com que você seja lembado pelo bom trabalho que faz, em vez de frases que não somam nada de bom.

Fontes:

Universia Brasil

Forbes Brasil

 

 

 

 

 

 

Dicas

Deixe uma resposta