Como conseguir um emprego tendo mais de 40 anos?

Vários aspectos forçaram um número crescente de trabalhadores com mais de 40 anos a voltar para a busca por empregos, como a estagnação da economia e a redução de pessoal e de custos.

Não deixe a sua idade representar um obstáculo à sua procura de emprego. Se você tem mais de 40 anos, essas seis estratégias de busca de trabalho podem ajudá-lo a voltar ao mercado.

1. Não deixe seu currículo ficar ultrapassado

As práticas recomendadas de currículos foram alteradas ao longo dos anos, por isso, não apresente um currículo ultrapassado. Não basta listar suas habilidades e experiência, explicar como você contribuiu para o sucesso da sua antiga empresa e para o resultado final é essencial. Crie um currículo segmentado e adaptado ao cargo que você procura e envie seu currículo eletronicamente.

2. Torne-se conhecedor da Web.

O know-how tecnológico é crucial para sua busca de emprego. Use técnicas de inscrição, currículos e submissões on-line. Pesquise sites de busca de emprego, publique um currículo virtual e entre em plataformas de mídia social, como LinkedIn, Facebook e Twitter, para procurar emprego. Crie uma marca on-line para você e comercialize por meio das redes sociais. Participe de listas de discussão e fóruns relacionados ao seu campo para expandir sua rede e obter conhecimento atualizado.

3. Lute contra a discriminação por idade.

Embora seja ilegal, a discriminação por idade existe na maioria das indústrias. Remova todas as referências à sua idade de seu currículo, incluindo as datas em que você se formou na faculdade, na pós-graduação e doutorados. Se você está no mercado de trabalho há mais de 15 anos, você também pode remover seu histórico de emprego antecipado. Mencionar anos excessivos de experiência em seu objetivo de currículo ou carta de apresentação também podem um indesejável “funcionário mais antigo”. Durante as entrevistas, concentre-se em suas habilidades e contribuições tangíveis, e não na sua idade.

4. Atualize suas habilidades.

Se você está mudando de carreira ou retornando ao mercado de trabalho, é importante manter suas habilidades atualizadas. Se necessário, retorne à escola para concluir um curso ou ter aulas para aperfeiçoar certas competências. As habilidades tecnológicas são essenciais para a maioria das posições hoje em dia, e uma compreensão básica dos aplicativos de processamento de texto, planilha, apresentação e calendário é necessária para muitos trabalhos.

5. Rede de contatos: conheça pessoas.

Envolva-se em associações profissionais, programas de voluntariado e grupos para expandir seus contatos de rede e descobrir novas oportunidades. Concentre-se também em construir relacionamentos e ajudar os outros.

6. Cuide da aparência.

Mesmo se você for mais velho, não quer que sua aparência grite “acima de 50”. Os entrevistadores são influenciados pelo seu visual (mesmo que isso não seja uma atitude legal), portanto, atualize sua aparência para ganhar vantagem competitiva.
Por exemplo, deixar o cabelo mais grisalho, atualizar seu guarda-roupa e comprar uma bolsa e sapatos mais na moda. Apresentar uma imagem polida e profissional, não desgastada e datada, ajudará a evitar a percepção de que suas habilidades não estão atualizadas ou que você é antiquado demais para a empresa.

Dicas, Oportunidade, vagas de emprego

Deixe uma resposta