Com falar sobre dinheiro em uma entrevista de emprego?

Falar sobre dinheiro em uma entrevista de emprego é algo visto como um tabu tanto para os candidatos como para os empregadores. Nossa sociedade não facilita. Temos dificuldade em perguntar às pessoas quanto pagaram pelas coisas. Temos dificuldade em perguntar às pessoas o quanto elas ganham. Pior do que qualquer coisa, temos dificuldade em negociar salários porque um salário é uma medida real do que você vale.

Entretanto, geralmente, esse tópico pode, sozinho, determinar quem sairá bem sucedido ou não de uma entrevista de emprego. Por mais que seja um assunto complicado, todo candidato está lá por isso: o salário.

As negociações salariais são particularmente difíceis quando você está em uma seleção de emprego porque você não conhece como realmente funciona o interior de sua empresa. Fato esse que faz com que os candidatos mais desavisados “pisem em ovos”.

Muitos especialistas dizem que você não deve ser o primeiro a mencionar um número quando estiver negociando o salário. Dirão para tentar fazer com que o entrevistador faça uma oferta primeiro. Estou aqui para lhe dizer que na maior parte do tempo isso será impossível. Você está sendo entrevistado por eles. Eles têm um emprego, você não. Isso acaba gerando uma escala de poder.

Faça sua pesquisa

A única arma que você tem em seu arsenal para descobrir o quanto você deveria receber por aquele trabalho é usar sua rede de contatos para ter uma noção de quanto ganham as pessoas que trabalham na mesma posição na própria empresa ou em outras similares. Quanto mais você descobrir, melhor você você sairá. Você precisa estudar para isso se quiser passar.

Use suas palavras

Se for dada uma oferta, pergunte se há espaço para negociação. Lugares diferentes funcionam de maneira diferente. Em algumas cidades ou em algumas empresas, uma oferta é uma oferta. Pegue ou largue. Em outras cidades, é um ponto de partida. Não se preocupe com o seu espaço de manobra.

Fale a língua deles

Lembra que na escola eles disseram para você não parafrasear? Em entrevistas esse é o caminho a percorrer. Leia sobre eles. Verifique sua missão e / ou declaração de valor. Aprenda o discurso da empresa e diga de uma maneira diferente.

Mostre que você vale o investimento

Vista-se bem. Comporte-se bem. Acredite que você vale a pena. Se eles sentem que você é uma pessoa confiante, vão querer você como parte da empresa e pagarão o possível para isso.

Negocie criativamente

Se pagar mais for um problema para a empresa, faça com que você seja recompensado de outras formas — por exemplo, não trabalhar o ano todo, ter duas ou três semanas de férias ou sair mais cedo nas sexta-feiras algumas semanas. Há muitas outras coisas que você pode negociar. A pior coisa que pode acontecer é que eles digam não.

Negociações de salário não são divertidas nem fáceis. Esteja preparado. Saber onde você está pisando faz toda diferença entre conseguir um salário incrível ou não.

Dicas, Entrevista de emprego

Deixe uma resposta