Aprenda como responder a 3 perguntas que sempre caem na entrevista de emprego

Não seria ótimo se você soubesse exatamente o que um recrutador perguntaria para você em sua próxima entrevista de emprego?

Embora, infelizmente, não possamos ler mentes, a seguir temos algo que pode te ajudar tão bem quanto: 3 perguntas (acompanhadas de respostas) mais comuns em uma entrevista de emprego.

Apesar de não recomendarmos uma resposta pronta para cada pergunta da entrevista (na verdade, por favor, não faça isso), acreditamos que você deveria gastar algum tempo se exercitando com o que pode ser perguntado, com o que os recrutadores realmente estão procurando em suas respostas e o que é preciso para mostrar que você é o homem ou a mulher certa para aquela vaga.

Considere esta lista seu guia de estudo da pergunta da entrevista.

Você poderia falar um pouco sobre você?

O que parece ser uma pergunta muito simples pode fazer você suar, especialmente, em uma entrevista. O que, exatamente, você deve compartilhar, não apenas para criar um relacionamento, mas para mostrar que você é a pessoa perfeita para a empresa?

Não precisa se assustar, candidatos, há uma saída: Existe uma fórmula super simples que irá ajudá-lo a responder a esta questão com facilidade.

Primeiro de tudo, tenha em mente que esse não é o momento para recitar toda história da sua vida ou até mesmo fazer um resumo do seu currículo. Em vez disso, é provavelmente sua primeira e melhor chance de sugerir ao recrutador por que você é a pessoa certa para o trabalho.

Uma fórmula que eu realmente gosto de usar é chamada de a do presente-passado-futuro. Então, primeiro você começa com o presente – o que você está fazendo agora. Então, segue para o passado – um pouco sobre as experiências que você teve e as habilidades que você ganhou na posição anterior. Finalmente, termine com o futuro – mostre que você está empolgado com essa oportunidade em particular.

Como o temido “Conte-me sobre você mesmo”, a pergunta “Por que você está interessado nessa posição?” certamente surgirá em uma entrevista.

E, mesmo que isso não aconteça, se você quiser o trabalho, você deve ter esse sentimento bem organizado, independentemente.

Felizmente, há uma maneira bem simples de responder a essa pergunta com eficiência, sem ter que passar por todos os grandes momentos ou fazer uma transição em sua vida e carreira que o trouxeram para essa entrevista. Aqui está uma estrutura inteligente de como você deve estruturar sua resposta:

Passo 1: Expressar entusiasmo pela empresa
Esta é uma excelente oportunidade para você mostrar o que sabe sobre a empresa. Você pode conversar o dia todo sobre o entusiasmo em participar da equipe, mas nada vai superar o fato de saber uma coisa ou duas sobre o local com o qual você está entrevistando. Então, para se preparar, dedique algum tempo ao que você sabe sobre a empresa e selecione alguns fatores-chave a serem incorporados em seu argumento para saber por que você se encaixa bem.

Passo 2: Relacione suas habilidades e experiências com as competências da vaga

Existem duas maneiras de fazer isso: você pode se concentrar mais em suas experiências (o que você já fez antes que você chegou até esse ponto) ou em suas habilidades (especialmente útil se você estiver ocupando cargos ou setores).
Tente identificar qual é a competência principal da ocupação, além de algumas das “habilidades desejadas” na descrição do trabalho, e certifique-se de falar sobre isso.
Seja breve – você terá muitas oportunidades de falar sobre como adquiriu suas habilidades ou histórias relevantes durante a entrevista – nessa pergunta, apenas se concentre em destacar algumas importantes habilidades ou experiências que sejam relevantes para a posição.

Onde você se vê daqui a cinco anos?

Contratar alguém é um investimento, e os recrutadores acreditam (como seria de se esperar) que alguém genuinamente interessado no trabalho da empresa será o melhor contratado. Então, o que ela realmente quer saber é se esse trabalho e a empresa em particular fazem parte do seu plano de carreira, ou se você vai sair em um ano depois de conseguir seu verdadeiro emprego dos sonhos.

Então, como você deve responder? Se o cargo para o qual você está entrevistando estiver de acordo com suas metas, compartilhe isso, além de fornecer alguns detalhes. Por exemplo, se você estiver entrevistando para uma posição executiva em uma empresa de publicidade, e souber que sua meta é se tornar um supervisor, diga isso. Em seguida, adicione detalhes sobre o tipo de clientes com os quais você espera trabalhar, o que ajudará sua resposta a parecer genuína, não ensaiada, e novamente mostrar por que essa empresa em particular será uma boa opção.

Se a vaga não é necessariamente um bilhete de ida para as suas aspirações, não há problema em dizer que você não tem certeza do que o futuro reserva, mas que você vê essa experiência desempenhando um papel importante para ajudar você a tomar essa decisão ou que está empolgado com as habilidades de gerenciamento ou de comunicação que obterá.

Dicas, Entrevista de emprego

Deixe uma resposta