APRENDA 10 DICAS DE COMO ESCREVER MELHOR

A vida inteira te disseram que escrever bem era talento e por causa disso você acha que não escreve bem? Acho que você foi enganado.

Para escrever bem, não é preciso necessariamente talento. Mas sim, muita força de vontade e dedicação, pois assim como várias coisas na vida, nós não nascemos já escrevendo, aprendemos a fazer e a aprimorar isso ao longo da vida. Pensando nisso, preparamos 10 dicas para te ajudar nesse processo de aprimoramento da sua escrita.

1- Leia muito

Provavelmente você já ouviu essa dica para outras finalidades, fazer o que se a leitura é a responsável por aumentar o nosso repertório, aumentar a criatividade e principalmente ser fonte de inspiração. Quando lemos, exercitamos a nossa interpretação, a nossa argumentação e consequentemente a nossa escrita.

2- Escreva sobre o que curte escrever

Quando a pessoa faz o que gosta o resultado é muito melhor, com a escrita não é diferente. Por isso, tente escrever sobre temas que você tem interesse e sobre coisas que tem conhecimento. Mas, vale lembrar que nem sempre isso é possível e a nossa dica é que todas as vezes que você tiver que escrever sobre algo que não gosta muito, escreva e depois escreva sobre algo que goste. Ah e sempre que der, vale a pena interligar os assuntos  (só tenha cuidado com a fuga parcial)

3- Escreva seguindo a norma-culta

Com o uso das redes sociais, acabamos nos viciando a escrever com muitas siglas e em uma linguagem muito coloquial. Mas, bem sabemos que existem situações onde essa forma não é aceita, o exemplo mais forte são os processos seletivos. Logo, um ótimo exercício para escrever corretamente é evitar o coloquialismo exagerado, independente do meio.

4- Seja objetivo

Ficar enrolando para dizer alguma coisa pode te fazer perder a atenção do leitor. Dessa forma, evite ser prolixo e tenha em mente qual é o seu objetivo com esse texto e utilize isso para escrever de forma objetiva. Quando você faz isso, além de fazer o leitor ficar mais concentrado, você também vai ter mais espaço para argumentar melhor e convencer melhor. Uma boa forma de treinar isso é usar o Twitter, com os caracteres limitados você vai aprender a dizer o que quer de uma forma bem mais direta.

5- Abandone o corretor automático

Os corretores nem sempre estão corretos e muitas vezes ele pode atrapalhar mais do que ajudar. Além disso, pode nos tornar dependentes e gerar mais insegurança naquilo que está sendo escrito. Então, uma ótima saída é desabilitar essa ferramenta e substituir ela por um bom dicionário atualizado.

6- Anote suas ideias

Escrever também é um ato de criatividade, e como bem sabemos as ideias nunca tem hora ou lugar para aparecer. Nesse caso é interessante anotar todas as ideias que você tiver e depois voltar a suas anotações e desenvolvê-las.  Com o tempo, você vai perceber como a escrita fluirá mais.

 

7- Revise

É extremamente natural deixar passar alguns detalhes enquanto estamos escrevendo. Para consertar isso e aprimorar o texto, a revisão é fundamental. Além de ajudar a aprimorar o texto e melhorá-lo!

8- Tente evitar clichês

Ficar lendo a mesma coisa sem parar é chato e entediante, não causa nenhuma surpresa e nem traz nada novo. É isso que acontece com os clichês, eles não trazem nada novo. Logo, é muito (mais muito importante) fugir dos clichês e trazer inovação ao seu texto. Isso gerará uma sensação de novidade, de enriquecimento ao seu leitor.

9- Saia da sua zona de conforto

Mas é sair da sua zona de conforto em todos os aspectos! Afinal, quando deixamos aquilo lugar comum, vivemos coisas novas, aprendemos coisas novas e quebramos velhos preconceitos. Isso, por sua vez, aumenta o seu repertório e consequentemente a sua criatividade.

10- Seja criativo

Como falamos no começo desse texto, a escrita está muito ligada a criatividade. Por isso, tentar pensar diferente é importante para te diferenciar enquanto escritor. Não tenha medo. Criatividade não é dom, é treino.

 

Dicas

Deixe uma resposta