10 medidas de emergência para que seu currículo seja notado primeiro

Caso você esteja procurando recolocação no mercado, tirar um tempo para “dar uma faxina” em seu currículo é essencial antes de cair em campo para procurar um novo emprego. E mesmo que você não esteja em busca de um trabalho no momento, é válido manter uma frequência de “reajustes” — nem que seja dois vezes por ano.

Entretanto, se você está em uma situação de emergência e dispõe de apenas poucos minutos para aprimorar seu currículo, não se desespere porque nós preparamos uma lista com alterações simples e rápidas mas que podem fazer uma grande diferença.

Avalie quanto tempo você tem, escolha um (mini) projeto e prepare-se para que seu currículo seja muito mais atraente do que é agora.

Escolha uma fonte mais agradável para leitura

Mude a fonte do seu currículo para Arial, Times New Roman ou Helvetica. Pode parecer simples, mas a utilização de uma fonte comum e limpa tornará seu currículo mais legível (e menos provável de ser rejeitado pela equipe de RH) — mesmo que não deixe-o esteticamente revolucionário.

Remova “Referências disponíveis mediante solicitação”

Se eles querem referências, eles vão pedir por elas! Use esse espaço extra para adicionar detalhes sobre suas habilidades ou realizações.

Fuja do óbvio no objetivo profissional

Aqueles textos chatos “Eu sou um profissional que trabalha duro na indústria […]”, “Eu sou proativo e competente […]” são um pouco óbvios — pense bem: por que mais você estaria enviando seu currículo? — além de ocupar um espaço valioso.

Verificação Ortográfica

… e corrija qualquer erro.

Altere o nome do arquivo

Vai enviar o documento por e-mail ou outro meio da internet? Altere o nome do arquivo de “Currículo” para “[Nome] [Sobrenome] Currículo” – isso facilita que recrutadores identifique seu envio, além de garantir que o seu currículo não se perca na multidão

Remova seu endereço

Se você não mora próximo ao local de trabalho, os recrutadores podem levar em consideração seu tempo de deslocamento e recusá-lo se acharem que seria muito longo, mesmo antes de uma entrevista pessoal.

Adicione seu perfil do Linkedin

Adicione um link do seu perfil do LinkedIn, bem como a qualquer outra alça de mídia social relevante (Twitter, se for profissional, Instagram ou Flickr, se você estiver se candidatando a mídias sociais ou posições criativas). Advertência: Nunca inclua o Facebook, não importa o quão limpo você o mantenha.

Atualize sua seção de habilidades

Adicione novas habilidades que você tenha obtido e remova tudo o que for um pouco antigo (ninguém quer saber que você tem mais experiência com o Microsoft Word – eles esperam mais que isso).

“Quebre” sua seção de habilidades

Se você tiver muitas habilidades relacionadas a uma posição – digamos, idioma estrangeiro, software e habilidades de liderança – tente dividir uma dessas seções e listá-la por conta própria (“Habilidades de Idioma” ou “Habilidades de Software”).

Livre-se de Designs Distrativos

A menos que você seja um designer ou esteja enviando um currículo para uma área criativa, remova quaisquer fotos ou elementos visuais. Em um currículo mais tradicional, eles geralmente distraem as informações disponíveis (e podem confundir sistemas de rastreamento de candidatos).

Currículo, Dicas

Deixe uma resposta