5 DICAS PARA FAZER PARTE DE UMA EQUIPE

O trabalho em equipe é algo que acompanhou a  sua vida acadêmica e agora segue a profissional?

Na escola, você já deve ter passado por situações aonde participou de trabalhos coletivos. O professor dividia as responsabilidades entre os alunos e o projeto era apresentado no final do prazo cedido.

Dentro de uma empresa não é diferente, os profissionais trabalham em grupos para alcançar um determinado objetivo. Isso acontece porque em muitas situações, o trabalho pode ser realizado de forma mais eficiente, otimizando o tempo e trazendo um melhor resultado. Entretanto, nem todos sabem como colaborar da melhor forma, e na maioria das vezes, é por falta de informação.

Abaixo, segue uma lista com as 5 dicas para você fazer parte de uma equipe e saber colaborar da melhor maneira possível:

 

1. Escute mais e fale apenas o necessário

Escutar e aceitar a opinião de outra pessoa nem sempre é uma tarefa fácil de realizar, além disso é normal achar que ”a sua opinião” é sempre a melhor. Se você comete esse erro, escute mais os integrantes da sua equipe, eles podem trazer ideias brilhantes, opine de forma inteligente e fale apenas o necessário. Tenha sempre em mente que o mais importante é alcançar o objetivo do grupo.

 

2. Seja responsável e proativo 

Quando um trabalho em grupo é realizado, as pessoas passam a assumir responsabilidades e devem trabalhar em harmonia. Portanto, cada integrante da equipe deve realizar a sua função com excelência. Se um dos integrantes não realizar a sua tarefa, vai prejudicar o trabalho de todos da equipe. O seu trabalho é fundamental para equipe, execute da melhor maneira.

 

3. Seja criativo

A criatividade pode acelerar o processo de produção  e ajudar a resolver problemas de forma eficiente. Logo, através dela, um grupo pode encontrar maneiras mais rápidas e inteligentes de alcançar o seu objetivo. O importante é não esquecer da sua importância e tentar implanta-la na sua equipe, sempre ao seu favor. As empresas valorizam e buscam cada vez mais, profissionais criativos.

 

4. Respeite a individualidade e valores da empresa

Um grupo é formado por pessoas com personalidades únicas, sendo assim, as diferenças estarão sempre presente. É fundamental que as suas atitudes sejam tomadas respeitando a todos do grupo. Lembre que nesse momento, religião, crenças e costumes não podem ser criticados. Por outro lado, os valores da empresa devem ser lembrados, siga sempre a ”ética” definida  pela na qual você faz parte.

 

5. Monitore as suas atividades

Após as tarefas terem sido distribuídas para cada membro da equipe, é importante que você entenda de forma clara quais são as suas, assim , elas devem ser organizadas com prazos para entrega. A utilização de uma agenda vai te ajudar a monitorar. O importante é não atrasar os processos, seja sempre pontual!

 

Sem categoria

Deixe uma resposta